Escolher um nome que corresponda à imagem e ao posicionamento desejados permite que o futuro cliente se projete ! Escolher o nome certo permite “preparar o cenário” e dar pistas sobre o serviço oferecido e sobre a dinâmica do salão. Portanto, não é uma decisão a ser tomada às pressas …
Se deres o nome ao teu salão de Arborescência, ele dá a impressão de um salão temático da natureza, talvez oferecendo corantes vegetais ou produtos de origem natural. Enquanto o nome de « Métalik », isso pode dar uma pista da decoração inspirada no aço e dar uma impressão de modernidade etc..
Para encontrar o nome do qual tu te vais orgulhar e o que o comprometerá com o tempo, aqui vai um método original.
Este método possui 4 etapas :
- Brainstorming
- Composição
- Pesquisa
- Verificação final
Bora lá!
Brainstorming
Vamos começar por estimular a tua imaginação. Pegue numa folha e uma caneta. Pensa no teu futuro espaço e escreve uma lista exaustiva de todas as palavras que te vêm à mente para as seguintes categorias :
- Cor
- Número
- Primeiro nome
- Mulher – Homem – Pequenos
- Sobrenome
- Adjetivo
- Endereço
- Geografia
- Viagem
- Nacionalidade
- Preço
- Livro
- Conceito do negócio
- Penteado
Pensa em palavras de línguas estrangeiras também. O objetivo é encontrar palavras bonitas, originalidade e definir um universo que tenha um impacto positivo na imaginação dos teus clientes.
Lista exaustiva : verde, turquesa, mulher, 22, 183, Joséphine, Mirabelle, mista, Gall, Constante, livre, caminho, passeio, Itália, avenida, Folie, Porto, finlandesa, preços redondos, acessível, amigo prodigioso, e-loja, barra de unhas, ritual de cuidados com a pele, espigas de milho, baunilha, pão, tranças.
A Composição
Vamos continuar a colocar alguma ordem nesta lista. O estágio consiste em encontrar associações bonitas, para manter as únicas palavras que parecem boas e possivelmente para encontrar super trocadilhos (não necessariamente com ‘tif’ ou ‘cabelo’). Deixa-te envolver em associações improváveis para encontrares a pérola rara !
Podes até inventar palavras se o som for agradável. Faz uma lista de quinze termos. Exemplos: a avenida finlandesa, la Folie, o prodigioso, a trança da Maria, o penteado e a rodada, o passeio de baunilha etc.
Faz a ti mesmo estas perguntas: a seleção corresponde à imagem que eu quero dar ao meu salão ? Isso corresponde à clientela que pretendo ? Eu gosto desse nome ? Eu reconheço-me nesse nome ?
A Pesquisa
Neste ponto, precisas coletar um máximo de comentários e opiniões sobre uma seleção de 3-6 nomes. Pergunta as pessoas que correspondendo ao teu objetivo, o que pensão desses nomes. O nome com mais votos vence o jogo ! Tira alguns dias para pensares nisso, ao ires para a cama à noite, ao acordar de manhã, e pergunta-te se ainda gostas ? Sim ?! Então ação !!!
A Verificação Final
É hora da verificação final. Toca no Google, Facebook e Instagram em cada um dos termos e vê aonde isso te leva. Se o nome não existir, guarda-o ! E, se existir, verifica se não é um salão de cabeleireiro localizado a poucos passos do teu salão…. Ou outra coisa de negativo..
Espero que este método te tenha ajudado e que encontres um nome fabuloso, o TEU nome. O nome do teu salão é tão importante quanto o dos teus filhos. Este é o nome da Tua empresa, o nome que os Teus clientes pronunciarão quando te vão recomendar aos seus amigos, o título do TEU espaço e do teu SEO na internet !
Depois do nome encontrado, o teu salão de cabeleireiro estará prontinho para abrir ! Para uma abertura agradável e promissora, é importante fazeres algumas coisas e também entrar em contacto com a tua carteira de clientes. “O mundo traz o mundo” é ainda mais verdade para a abertura de um salão de cabeleireiro.
Começa hoje mesmo e transforma a tua paixão em sucesso com a Academia Tania R. !
Beijinhos Grandes,
Tania R.