Skip to Content

Colorimetria e Neutralização : Explicações Fáceis !

Hoje vou falar-te de colorimetria e, portanto, de neutralização.
6 de março de 2023 por
Colorimetria e Neutralização : Explicações Fáceis !
Tania R
Assim, para te explicar este assunto de uma forma fácil de compreender, vou torná-lo muito simples. Atenção, eu posso utilizar termos de aldeia, porque estou aqui para descomplicar. Portanto "pintar" ou "colorir", tanto faz ! Cada zona fala com os seus termos, não quer dizer que a gente é parola OK. Também odeio quando dizem pintar a "raíz" prefiro o meu termo francês "coloration des émergences" ou "les repousses".

É muito importante compreenderes os princípios básicos da COLORIMETRIA PARA COMPREENDERES A NEUTRALIZAÇÃO.

(Para ir mais longe em colorimetria e neutralização, sugiro que te juntar a Academia Tania R)

NUNCA compreenderás a neutralização se não compreenderes as bases fundamentais da colorimetria. Estamos de acordo ?

Portanto, falemos primeiro de colorimetria

O que tens de compreender é que existem 3 cores primárias :

  • AZUL
  • AMARELO
  • VERMELHO

Em geral, aprendemos isto no jardim-de-infância / escola primária, mas no final, na escola secundária, já não nos lembramos muito, porque já não nos falam mais sobre isso se não escolheres matérias artísticas.

Embora seja um assunto muito simples e básico, se o esqueceste, terás de aprender tudo de novo se fores estudar para cabeleireira. Pois, cabeleireira não é só pintar e cortar... Se fosse, não haveria tantos resultatos mediocres mesmo em profissionais de mais de 20, 30 anos de serviço.. (Sim sim, acredita, vejo muitos erros por aqui)

Porque são chamadas as 3 cores primárias ?

Porque com estas 3 cores é possível obter TODAS as outras cores.

Portanto, vê o que obtemos ao misturá-las :

  1. AZUL + AMARELO = VERDE
  2. AMARELO + VERMELHO = LARANJA
  3. AZUL + VERMELHO = VIOLETA / ROXO

Assim, com as 3 cores PRIMÁRIAS, obtemos as 3 cores SECUNDÁRIAS.

Uma vez entendido isso (não iremos mais longe na roda das cores), é preciso saberes que tens estas cores nas colorações e que os números dos REFLEXOS das colorações IDENTIFICAM estas cores.

Seguiste-me até agora ?

Assim, sabendo que na numeração das cores, os números após o ponto identificam as cores dos reflexos (as letras também existem, mas não te vou falar aqui sobre elas) :

Os reflexos com VERMELHO são identificados por .6 (ex. 4,6; 6,6)

Os reflexos com AZUL são identificados por .1

Os reflexos com AMARELO são identificados por .3

Diremos que temos os identificadores no "número de reflexo de cor" das 3 cores primárias.

Atenção com cada marca porque pode mudar de uma para a outra. Também deves saber que certas marcas são de tendência mais quente e outras mais frias, o que vai modificar os teus resultados. Mas isso ainda não te vou explicar aqui, é mais complexo.

Na coloração são chamados assim :

  • 6 é VERMELHO
  • 1 é cinza
  • 3 é OURO / amarelo

Depois veremos os números das cores secundárias :

  • VIOLET / roxo é identificada por 2
  • GREEN, MATTE, verde é identificado por 7
  • ORANGE / cobre, laranja é identificado por 4

Na coloração, são chamados assim :

  • 2 é IRISÉ / VIOLET / ROXO
  • 7 é VERDE ou MACASSAR ou MATTE
  • 4 é COPPER / ORANGE

As clientes - ao falar

Por isso temos madeixas de coloração com termos profissionais para identificar as cores presentes mas sem assustar as clientes.

Se disseres a uma cliente que vamos colocar uma coloração com reflexos verdes no seu cabelo para neutralizar um vermelho para o tornar um castanho "normal", isso só as vai assustar. Porque na realidade é mais complexo do que isso.

Por isso falamos em termos profissionais e explicamos as clientes curiosas também. Não vamos dizer amarelo, laranja ou violeta, vamos dizer dourado, cobre ou irisado, é mais agradável.

Segredos ?

Assim, uma vez entendido que os números identificam a presença de cores primárias e secundárias, é preciso aprender sobre a cor !

Aprende-se que 1 é cinza e que tem azul, que 2 é iridescente e que tem roxo, etc... Também existem marcas que utilizam letras, que para mim é o que prefiro. Sempre trabalhei com uma marca na qual tenho certeza do resultado e da qualidade, isso não me impede de não saber utilizar as outras claro. Deves saber de tudo para te adaptares.

Não há segredo, tens de aprender tudo sobre colorimetria. Começando pelas bases e indo aos poucos complicando, fazer testes em madeixas para compreender, o que ajuda muito ! É fácil e uma vez que é frequentemente usado em cabeleireiros, é algo que se aprende rapidamente.

*** No entanto, deves ter em conta que algumas marcas utilizam a sua própria numeração (tabela de conversão disponível na Academia Tania R).

Mas se memorizaste que as cinzas são azuis, etc., então não terás problemas em compreender uma numeração diferente. Assim, verificamos sempre numa tabela de cores o nome e os números que as representam ; ) Assim, se a numeração mudar, prestaremos atenção aos nomes, o que tornará fácil encontrá-los!

Então, uma vez entendido tudo isto, permitir-nos-á compreender a neutralização.

A neutralização

As cores irão simplesmente neutralizar-se umas às outras.

  • O azul e o vermelho que deu violeta => a cor oposta à violeta é amarelo
  • O roxo neutralizará, portanto, o amarelo e o amarelo neutralizará o roxo.
  • Assim, se quisermos neutralizar o OURO, utilizaremos o IRISE.

O azul e o amarelo deram verde => a cor oposta é o vermelho

Vermelho e verde neutralizam-se, portanto, um ao outro.

Se quisermos neutralizar o vermelho, precisamos do número 7 (verde) no reflexo (depois da vírgula) e para neutralizar o verde precisamos do reflexo 6 (vermelho).

Tudo isto é realmente a base para a coloração e neutralização. Este círculo é a base para saberes mais sobre cores. Utilizá-lo-á sempre no cabeleireiro, é o essencial a saber. Se não o souberes, nunca será capaz de dominar bem as cores. Claro, aqui é uma micro introdução. O mundo da cor é mais complexo e mais interessante :)

Espero que este artigo te tenha ajudado a compreender a colorimetria e vontade de saber mais em clicando aqui.

Beijinhos Grandes,

Tania R.