Há alguns dias, enquanto eu estava a falar com uma amiga, ela contou-me um problema que lhe tinha acontecido. Recentemente ela queria planejar uma visita a um cabeleireiro e percebeu que havia um problema. A maioria dos cabeleireiros não levavam em conta um fato que faz com que eles percam muitos clientes.
Durante a nossa discussão, a minha amiga explicou-me que na semana anterior, ela queria ir ao cabeleireiro. Então, como cerca de 80% das pessoas, ela foi à Internet à procura de um salão de cabeleireiro perto da sua nova casa.
Google meu amigo, diz-me quem me vai tornar o mais bonita ?…
Resultado da pesquisa da minha amiga : existem de facto alguns salões de cabeleireiro na região dela. (É normal, em França, há um salão por 1000 habitantes. 1 para 500 na Suíça e até 1 para 288 habitantes na região de Genebra onde ela mora. Então ela é mimada pela escolha.)
Apesar de tudo, nenhum resultado lhe dá a confiança necessária. Não que seja particularmente complicado. É que nenhum dos salões foi capaz de lhe inspirar confiança.
Eu compreendo-a. Quando encontra empresas de beleza que não se apresentam bem, que não têm opinião ou que não são muito engajadas, que não apresentam o seu know-how…
Quem iria querer visitá-los ? Especialmente se for para algo tão importante como a sua aparência.
Coloca-te no lugar do cliente !
O que é que ela quer ?
Tu és, na verdade, uma cliente de outros serviços. Como tal, repara como vais à procura do que procuras. Se fores como a maioria das pessoas, vais começar por pesquisar na Internet. Lá, vais olhar para as opiniões e comentários dos outros usuários. E isso é normal, é apenas palavra de boca em boca na versão 2.0.
Se os teus futuros clientes não o encontrarem nesse momento da busca, eles, como a minha amiga, vão navegar 10km até ao salão de um concorrente que inspira mais confiança e em que pensam que vão ter uma experiência melhor.
"Nunca terás uma segunda oportunidade de dar uma boa primeira impressão."
Portanto, se perdestes a tua primeira boa impressão na internet, as chances são de que o potencial cliente nunca irá contactar-te.
No final, é uma pena. Nem tivestes a oportunidade de demonstrar as tuas habilidades, mas já perdestes um cliente. Sem nunca o teres visto, só porque a tua E-reputação não está optimizada.
Se isto é verdade para os cabeleireiros, também é verdade para outros negócios. Portanto, para não perderes mais clientes e especialmente para não deixá-los ir para os teus concorrentes. Está na hora de cuidares do teu marketing e do teu E-reputação, quer o faças tu com a nossa ajuda, ou com uma agência de marketing.
Faz o que é preciso para parares de perder clientes nesta fase crucial e implementares acções para trazer, atraír mais clientes para o teu negócio.
Se gostaste destas dicas e gostarias de aprender ainda mais, não percas a oportunidade de te inscreveres na Academia Tania R.
Beijinhos Grandes,
Tania R.