Em média, 95 milhões de fotos e vídeos são postados no Instagram todos os dias !
A tua postagem pode facilmente passar despercebida neste oceano de fotos … A menos que uses os hashtags corretos !
O que é uma hashtag ?
O uso de hashtags torna possível categorizar as postagens e encontrares mais facilmente as postagens que te interessam.
Às vezes, específicas do Instagram, os hashtags também são usados no Facebook, mas não são realmente necessários em relação a essa plataforma. E cada plataformas tem as suas preferências que te explico na minha formação "Ser Gerente".
Um hashtag é uma tag de hash seguida de um nome: #name. Isso permite indicar, descrever o que está na tua postagem, por exemplo, no caso de uma foto de cabelo sombreado, podes usar: #ombréhair. Mas na pratica é muito mais complicado do que isto.
Um bom uso de hashtags pode fazer-te ganhar visibilidade e aumentar o teu número de seguidores e, portanto, clientes potenciais !
Como escolher os hashtags certos nas suas postagens Instagram ?
O # deve ser usado para listar postagens nas categorias correspondentes ao conteúdo da tua postagem.
Alguns # já são usados em abundância, é importante selecionares hashtags para que a tua postagem não seja “perdida” entre outras. Existe técnicas que funcionam, maneiras de procurar os teus #, aqueles que realmente te vão ajudar a seres mais visível.
Por exemplo, o hashtag #haircut, digita-o na barra de pesquisa do Instagram, na guia “TAGS” e verás o número de postagens que usaram esse hashtag.
Resultado ? Mais de 33 milhões de posts têm este hashtag na sua descrição.
Por outro lado, a hashtag #cortedecabelo é menos usado, portante potencialmente mais valioso para ti…
Aconselho-te a preferires hashtags que não são usados em massa ou combiná-los com hashtags mais precisos. O número ideal para cada rede social, o porquê, o como… isso tudo tens nas minhas formações "Marketing Digital".
Se não souberes quais hashtags colocar ou como soletrar, vai para a barra de pesquisa do Instagram, na guia “TAGS” para testar.
Podes fazer essa prática, mas verifica se não estás apenas a incorporar hashtags muito usados no teu sector e também para encontrar os hashtags que correspondem à tua postagem.
Por exemplo :
Desejas publicar uma foto de uma cliente, Nesse caso, tenta digitar na barra de pesquisa vários nomes que qualifiquem a tua postagem.
Podes digitar scan, poderás notar que é um hashtag amplamente usado. Pode escolheres este hashtag, deves usar outros hashtags mais precisos para que a tua foto possa realmente ter visualizações qualitativas.
Se digitares #balayageporto, poderá ver que ele é menos usado e pode ser interessante adicionar à tua postagem. Um cliente que procura um cabeleireiro no Porto para uma digitalização verá a tua postagem e, se quiser, poderá ligar para ti! Pensa nesses hashtags como palavras-chave de um mecanismo de pesquisa.
Para seres ainda mais específico, podes colocar #balayageporto21.
Também podes usar o #cabeleireiro. É muito comum, mas permite que sejas listado entre cabeleireiros no Instagram. (igual para barbeiros e outros setores de beleza)
Todas as combinações são possíveis, podes acoplar os penteados à cor, por exemplo.
Aqui está um exemplo de vários hashtags que uma postagem pode agrupar :
Os hashtags mais usados permitem atingir um público maior e um fluxo maior de visitas. Esse público “gosta” de tua publicação, outros podem acessar o teu perfil e “seguir-te”.
Os hashtags menos comuns farão com que ganhes visibilidade e notoriedade com pessoas que procuram algo específico… Essas pessoas são as que mais provavelmente entrarão em contato contigo para conselhos e marcações.
Se gostaste destas dicas e gostarias de aprender ainda mais, não percas a oportunidade de te inscreveres na Academia Tania R.
Beijinhos Grandes,
Tania R.