O diagnóstico é uma etapa fundamental durante uma consulta com o cabeleireiro. Ele permite que tu compreendas a natureza do cabelo do teu cliente, os seus desejos e expectativas, a fim de fornecer os teus preciosos conselhos profissionais.
Tudo começa quando o teu cliente abre a porta do teu espaço. Com o teu maior sorriso, aproveita a oportunidade para recebê-lo e criar o primeiro contato: a análise e o diagnóstico começam. Esta é uma oportunidade para tu responderes às primeiras perguntas básicas: tamanho, estilo, atitude, traços de caráter etc.
Portanto, deves estar muito atenta para registrar perfeitamente todas as informações importantes que te permitirão alcançar a tua obra-prima, mas acima de tudo, entender as expectativas do teu cliente ! ESCUTA o que ele diz e o que ele não te diz.. o corpo, os gestos, tudo é comunicação. Aqui estão etapas para um diagnóstico bem-sucedido. Claro que tens de ter em conta que cada cliente é diferente e tens de adaptar, mas aqui é uma boa base quando não sabes ou não fazes diagnostico no teu salão.
PASSO 1 : A TÉCNICA FUNCIONAL
Começa por fazer perguntas abertas, como :
- Como encontra o seu cabelo ?
- Como gosta geralmente do seu cabelo ?
- O quê que quer fazer hoje ?
- Etc.
Elas permitem que o teu cliente se expresse abertamente e diga o que gosta ou não :
“Tenho cabelos encaracolados, mas não gosto de volume”, por exemplo.
Em seguida, passa para perguntas alternativas como :
- Você prefere algo matizado ou uniforme ?
Tu vais ser capaz de direcionar melhor os desejos do teu cliente.
“Prefiro um efeito matizado, porque há menos efeito raiz”.
Por fim, termina com perguntas fechadas :
- Você gosta de reflexos dourados ?
- Gosta de franja ?
- Etc.
Estas perguntas fechadas, por as quais o cliente responde por sim ou não, vai ajudar-te a compreenderes melhor os desejos, os detalhes.
Em fim, poderás concluir os últimos pontos que ainda exigiam esclarecimentos que ainda não tenhas respostas.
PASSO 2 : REFORMAR AS EXPECTATIVAS
No final desta primeira etapa, é necessário reformulares as expectativas do cliente. A reformulação é muito útil e muitas vezes esquecida no diagnóstico. Isso possibilita evitar mal-entendidos e tranquilizar o cliente sobre as tuas habilidades como profissional:
- ‘Se eu compreendi tudo corretamente, você gostaria de […]’. Certo ?
Depois, reserva um tempo para analisar a condição do cabelo, a fim de expressares a tua opinião :
- É elástico ou resistente ?
- E no couro cabeludo: não há traço de irritação ou coceira ?
Para evitar a aplicação de produtos técnicos no couro cabeludo lesionado. No entanto, não te esqueças do autodiagnóstico do cliente e da sensação de “cabelos secos e sem brilho”. De fato, esta é a oportunidade perfeita para saltar sobre ele para gerar vendas adicionais:
- O nosso óleo seco proporciona brilho e hidratação, o que permitirá que você cuide do seu cabelo, sem que fique gordoroso, etc … mas fala sempre com emoção, não como comercial.
PASSO 3 : O ANÚNCIO DE PREÇOS
Chegamos ao último passo, que consiste em anunciares de forma clara e precisa os serviços desejados, o seu progresso e os seus preços se o cliente pedir. Até mesmo sem pedir, se for uma cliente habituada mas que quer uma mudança, tens de lhe fazer compreender que o preço não vai ser o mesmo..
Agora que compreendeste todas estas etapas essenciais, o teu diagnóstico refletirá o teu profissionalismo e criará uma relação de confiança com os teus clientes.
Um cliente satisfeito terá prazer em recomendar-te a quem o rodeia e voltar para uma nova experiência no teu espaço.
Queres melhorar os teus conhecimentos de cabeleireiro e de nail art ou mesmo criar o teu próprio negócio, a Academia Tania R tem o curso perfeito para ti, adaptado ao teu ritmo e orçamento.
Beijinhos Grandes,
Tania R.